sábado, 20 de fevereiro de 2010

Hora de trabalhar!

Hora também de arregaçar as mangas, vestir roupas de ensaio, vestir o canovaccio, dar vida a uma nova história... É nesta toada que o Concreto volta a ensaiar hoje, com força total, a fim de dar forma ao nosso novo espetáculo, construído num processo baseado em investigações sobre o amor e o abandono na sociedade contemporânea.
Antes disso descansamos bastante, matamos a saudade da família (afinal havíamos ficado três semanas rodando pelo Centro Oeste do nosso Brasil levando nossos espetáculos e fazendo intercâmbio com grupos locais), recebemos uma nova proposta de dramaturgia, curtimos o carnaval, descansamos de novo (risos), mas agora o movimento que devemos obedecer é o da concentração e o do empenho em fazer nossa história tomar forma. Enfim... chegamos na fase mais difícil de um processo colaborativo: pari-lo.


Infelizmente não pude estar junto dos meus neste momento único que é a volta a sala de ensaio. Não sei porque cargas d'água fiquei resfriado na tarde de quinta pra sexta, tendo minhas já conhecidas febres de 40°. Hunpf!!!! Fiz um esforço para ficar melhor mas ainda amanheci hoje febril e com o corpo cansado. Avisei pro Francis que não poderia estar no ensaio e que tão logo melhorasse voltaria a ativa, afinal estou tão ansioso quanto qualquer um para voltar! Quero voltar!
Por isso desejo a todos os meus companheiros de cumplicidade uma ÓTIMA volta aos trabalhos, enquanto aguardo a minha vez de voltar também!

EVOÉ!!
MEEEERRRDAAAA!!!

Alonso Bento- Ator do Teatro do Concreto.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Galeria de fotos da turnê no Centro-Oeste

Abraço que não rejeita

Ensaio na UFG

Grupo Confraria dos Atores de Cuiabá - MT

A luz do Maldito

Mira dando entrevista

A preparação do cenário e momentos especiais de confraternização

Garoto Guaraná

Dez dias longe do céu de Brasília, hoje acordei com uma saudade. Os meus pais me ligaram na madrugada, tive um sonho estranho e não recebi nenhuma mensagem no celular até agora. O que me resta e tomar Guaraná e espera para chegar em Brasília e ver as estrelas no Pontão bem acompanhado. Como é difícil lidar com a saudade em uma viajem tão longe e intensa. Fiquei doente, me recuperei e ontem já fiz perfomace na faixa de pedestre sobre amor e abandono aqui em Cuiabá. O meu coração está tão apertado! Estou com saudades do gosto do Guaraná original. Acho que sou completamente Garoto Guaraná.

Jhony Gomantos - Ator do Concreto

Concreto em Goiânia



Teatro do Concreto e Solos de Baco transformam
o corre-corre cotidiano do Centro de Goiânia
Turnê do grupo brasiliense em Goiânia
segue até o próximo domingo, com entrada franca

Túlio Moreira

O grupo brasiliense Teatro do Concreto começou a turnê em Goiânia no início da noite de ontem (quarta-feira, 27/1), com o espetáculoRuas Abertas. As intervenções cênicas, realizadas em parceria com o grupo goianiense Solos de Baco, chamaram a atenção dos pedestres e motoristas que passavam pelo cruzamento das avenidas Tocantins e Anhanguera, no Centro de Goiânia. Segundo o diretor do grupo, Francis Wilker, as intervenções retratam sentimentos como o amor, o desejo e a solidão. O objetivo é voltar o olhar do público para os cenários urbanos, pouco contemplados na correria do dia-a-dia.

Os atores brasilienses e goianos movimentaram o lugar. Pedestres, motoristas, moradores e comerciantes ficaram curiosos diante da proposta dos grupos. Muitos aprovaram a ideia de aproximar as artes cênicas das pessoas que estão passando na rua. A professora Ana Rita Vidica estava presente no cruzamento das duas avenidas na apresentação de ontem. Ela acredita que as intervenções fazem com que o público comece a enxergar a vida como um grande espetáculo, as pessoas como atores e a cidade como o cenário disso tudo.

Francis Wilker afirma que o convite ao grupo goiano Solos de Baco para as intervenções cênicas do Ruas Abertas faz parte da tentativa de consolidar uma rede de intercâmbio de ideias entre os grupos da região Centro-Oeste. “Muitas vezes os grupos não se articulam nem trocam informações, mesmo estando tão perto”, afirma o diretor. A diretora do grupo Solos de Baco, Natássia Garcia, acredita que a parceria pode estreitar o eixo Goiânia-Brasília e fortalecer a cultura cênica nas regiões. “As experiências que trocamos contribuem para o nosso trabalho. É sempre um fluxo de prática e de técnica, e acrescenta ou transforma a nossa forma de fazer teatro”, define. A turnê do Teatro do Concreto já passou por Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e Cuiabá (Mato Grosso).

Hoje (quinta-feira, 28/1), o destaque é a segunda edição do Ruas Abertas, dessa vez na esquina da Rua 3 com a Avenida Goiás, às 12h, e a leitura dramática de Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos, texto pouco conhecido de Plínio Marcos. Para Francis, a descrição cruel e cheia de detalhes dos últimos momentos da vida de 25 homens enclausurados numa cela de presídio e que morrem queimados durante uma rebelião costuma deixar o público consternado. O espetáculo, que será apresentado às 20h no Teatro Yguá do Centro Cultural Martim Cererê, envolve muitos elementos sonoros e resulta numa experiência impactante. A passagem por Goiânia inclui apresentações até o próximo domingo. Toda a programação tem entrada franca.