terça-feira, 28 de julho de 2009

PRÓXIMO ATO – ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEATRO CONTEMPORÂNEO

PRÓXIMO ATO – ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEATRO CONTEMPORÂNEO
O Itaú Cultural traz à Brasília a sétima edição do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo, que discute questões ligadas ao teatro de grupo no Brasil. Fóruns de discussão com cerca de 25 representantes teatrais da região Centro-Oeste brasileira, e debates com convidados nacionais compõem a programação, que ocorre entre os dias 04 e 06 de agosto, no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Em www.itaucultural.org.br/proximoato, é possível conferir textos de especialistas no assunto, o histórico das edições anteriores e um blog, que abre espaço para opiniões, sugestões, fotos e matérias relacionadas ao encontro.
O encontro da região Centro-Oeste é coordenado por Fernando Villar. Além dos palestrantes Peter Pál Pelbart e Eleonora Fabião e os curadores Antônio Araújo, José Fernando Azevedo e Maria Tendlau, o evento trará a Brasília representantes de teatro de grupo e de pesquisa de linguagem contemporânea de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que se encontrarão com colegas do DF para debater suas realidades. Dentro do perfil pretendido, estarão representando o DF, os grupos Celeiro das Antas, Circo Teatro Udigrudi, Companhia B, Esquadrão da Vida, Grupo Desvio, Hierofante, Mundim Teatro, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Goiás terá seis representantes dos grupos e companhias Artes e Fatos, Nu Escuro, Teatro que Roda, Teatro Ritual e Zabriskie. Enquanto Mato Grosso trará Companhia Pessoal, Grupo Fúria e Teatro Experimental Alta Floresta, Mato do Grosso do Sul enviará Circo do Mato, Flor e Espinho e Teatral Grupo de Risco. A Faculdade Brasileira de Teatro, Universidade Católica de Goiás, Universidade Federal de Goiás e Universidade de Dourados também estarão representadas no encontro sediado na UnB, além da Cooperativa Brasiliense de Teatro, Sindicato de Atores de Goiás, Festival Internacional Brasília Cena Contemporânea, Festival de Dourados e Festicamp (Campo Grande).
Coordenação, convidados e curadoria
Fernando Villar (Brasília) é autor, diretor, encenador e performador. Trabalhos como artista e professor com diferentes grupos, artistas, universidades e instituições do Brasil, Américas e Europa. Foi Coordenador do GT Territórios e Fronteiras da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (2003-2008). Professor do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado em Arte Contemporânea do Instituto de Artes da UnB, onde coordena o Laboratório de Investigação e Ação Artística (LIA), com sua Cia. CHIA LIA e Grupo Chia Lia Jr.. Ph.D em teatro e performance pelo Queen Mary College da University of London (financiamento CAPES).
Peter Pál Pelbart (São Paulo) é filósofo, ensaísta, autor de, entre outros, O Tempo Não-Reconciliado (Perspectiva, 2004) e Vida Capital (Iluminuras, 2003), tradutor de obras de Deleuze e professor no Departamento de Filosofia e na pós-graduação em psicologia clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), além de coordenador da Cia. Teatral Ueinzz.
Robson Camargo (Goiânia) Diretor e crítico de teatro, ator e professor do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Goiás. Doutor em teatro pela ECA trabalhou no jornal Folha de S. Paulo (1984 e 1987) e no Jornal Movimento (1974-1977). Foi diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo na gestão Lélia Abramo (1978 - 1981) e Lígia de Paula (1984 - 1987). Coordena o GT Teorias do Espetáculo e da Recepção da ABRACE e a Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais: Memórias e Representações da Cultura. Robson fará o relato final na última sessão do Fórum Espaço Aberto dos grupos do Centro Oeste representados.
Eleonora Fabião (Rio de Janeiro) é atriz, performer e teórica da performance. Ao longo dos anos 90 atua em grupos permanentes de pesquisa e experimentação teatral no Rio de Janeiro: Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (dir. Aderbal Freire Filho) e KO Produções (dir. Ivana Leblon). Em 2000 dirige e atua seu primeiro solo , Alice. A partir daí também se dedica a performance: realiza peças e publica textos no Brasil, EUA, Peru, México, França e Alemanha. Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ desde 1997, é doutora em Estudos da Performance pela New York University (financiamento CAPES).
Curadoria nacionalAntônio Araújo (ECA/USP – Diretor e encenador do Teatro da Vertigem), José Fernando Azevedo (EAD/USP) e Maria Tendlau (Fundadora da Companhia do Latão e atriz da Cia. Boa).
Programação aberta à comunidade
Terça, 04/08 as 20h
abertura do encontro com a equipe do Próximo Ato.
mesa: Formas do Convívio I - Experiências, Formas com Eleonora Fabião (Rio de Janeiro)
Quarta, 05/08 as 20h
mesa Formas de Convívio II - Grupos e singularidades com Peter Pál Pelbart (São Paulo)
Quinta 06/08 as 20h avaliação e relato final do encontro dos grupos com Robson Camargo (Goiânia)

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial