quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ENCONTROS CONCRETOS COM TEATRO INVERTIDO!

O Teatro Invertido surgiu no ano de 2004, com o principal objetivo de aprofundar a pesquisa em treinamento do ator e criação cênica iniciada por seus integrantes no curso de graduação em teatro da UFMG. A cada nova montagem o grupo reafirma seu interesse pela investigação artística e pela colaboração como princípio ético do trabalho criativo. A busca por uma retomada da função social do teatro e sua comunicação com o espectador comum são as principais motivações dos processos criativos do grupo, que possui em seu repertório cinco montagens: Nossa Pequena Mahagonny (2003), Lugar Cativo (2004), Medeiazonamorta (2006), Proibido Retornar (2009) e Estado de Coma (2010).

Para conhecer mais o @teatroinvertido: www.teatroinvertido.com.br

PROIBIDO RETORNAR
O espetáculo PROIBIDO RETORNAR é um desdobramento da pesquisa "Ator Invertido - Cinco sentidos para a construção da cena", desenvolvida pelo Grupo Teatro Invertido ao longo dos anos de 2007 e 2008. O trabalho, que estreou em outubro de 2009 na sede do grupo, aprofunda a pesquisa do Teatro Invertido na criação em processos colaborativos, com os próprios atores assumindo a direção e a dramaturgia desse espetáculo. Através de uma narrativa fragmentada, repleta de simbolismos, o personagem central de PROIBIDO RETORNAR - um imigrante do interior que busca oportunidades na capital - conduz o espectador por suas memórias afetivas, tendo como contraponto a realidade cruel e competitiva do ambiente urbano. Aos olhos do público, uma identidade cheia de sonhos e desejos vai se transformando em meio à padronização das relações humanas e às imposições do mercado de trabalho. Ao longo da encenação, os sentidos do espectador são instigados em diferentes níveis. O olfato, a visão, a audição, o paladar e o tato convidam o público a mergulhar na história, resgatando suas memórias e conflitos pessoais. Neste trabalho, o grupo Teatro Invertido utiliza da ironia e da crítica social como principais recursos para traduzir a indignação frente à exclusão social e às condições de vida a que são submetidos a grande maioria dos cidadãos brasileiros. “O espetáculo não trabalha apenas o conflito entre o interior e exterior físico, a dura realidade de milhares de migrantes brasileiros. O sentido que trazemos em Proibido Retornar é mais universal, mostrando como é difícil para cada ser humano batalhar por seus sonhos e desejos internos diante da opressão do mundo exterior”, afirma Camilo Lélis, ator do grupo e um dos diretores do espetáculo.

FICHA TÉCNICA
Direção e atuação: Camilo Lélis, Kelly Crifer, Rita Maia e Rogério Araújo
Dramaturgia: Camilo Lélis, Kelly Crifer, Leonardo Lessa, Rita Maia e Rogério Araújo
Preparação vocal: Ana Haddad
Preparação corporal: Leandro Acácio
Cenário e figurinos: Paolo Mandatti
Iluminação: Felipe Cosse
Trilha sonora original: Ricardo Garcia
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 16 anos


ESTADO DE COMA
O espetáculo ESTADO DE COMA é um desdobramento da pesquisa "Ator Invertido – Cinco Sentidos para a Construção da Cena", desenvolvida pelo grupo Teatro Invertido ao longo dos anos de 2007 e 2008. O trabalho, que estreou em março de 2010 no Festival de Teatro de Curitiba, dá seqüência à investigação do grupo na criação em processos colaborativos. ESTADO DE COMA tem como tema a relação do homem contemporâneo com o sentido do paladar. Através de uma sessão terapêutica conduzida por um médico-guru, especialista em nutrição e auto-ajuda, o espectador participa de um jogo irônico, refletindo sobre seus hábitos cotidianos motivados pelo estresse e pela supervalorização da imagem. Uma abordagem sarcástica dá o tom da encenação que se desenrola em um grande consultório médico e é permeada por um misto de charlatanice e sinceridade. A ironia provoca o riso a partir da identificação com situações rotineiras envolvendo o ato de “engolir”. Em ESTADO DE COMA o processo digestivo dos alimentos serve de metáfora para se falar da mecanicidade das relações cotidianas e da desatenção do homem com sua própria saúde física e mental. O senso crítico do espectador é o “prato principal” do cardápio que, bem temperado pelas provocações da cena, será ativado a partir de um olhar satírico e bem humorado.

FICHA TÉCNICA
Atuação: Camilo Lélis, Kelly Crifer e Leonardo Lessa
Direção: Rogério Araújo
Dramaturgia: Rita Maia
Cenário:Grupo Teatro Invertido
Figurinos: Camila Morena
Iluminação: Rogério Araújo
Desenho de som: André Veloso
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 50 min
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos


NOSSA PEQUENA MAHAGONNY
Música e teatro, aliados a um humor satírico e atual, fazem de NOSSA PEQUENA MAHAGONNY uma divertida viagem ao universo televisivo. Atrações e arapucas se revelam para o espectador através da personagem Paulo da Lasca - vencedor da promoção: “Ganhe um milhão em Mahagonny!”. Envolvido pela ganância e pelo prazer desmedido ele se esbalda num paraíso virtual e acaba caindo em uma cilada, literalmente programada por seus anfitriões para alcançarem otão sonhado pico de audiência. Qualquer semelhança com fatos reais não é mera coincidência! Essa comédia musical para rua e espaços abertos é inspirada no texto “Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny” do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, tem direção cênica de Lenine Martins, direção musical de Ernani Maletta e Fernando Rocha e criação colaborativa de Bya Braga e Juliana Coelho. NOSSA PEQUENA MAHAGONNY estreou em junho de 2003 na cidade de Berlim, Alemanha, a convite do XI Simpósio da Sociedade Internacional Bertolt Brecht, como único representante da América Latina.
Ao longo de mais de 7 anos de trajetória, NOSSA PEQUENA MAHAGONNY já realizou mais de 80 apresentações em 17 cidades diferentes, dentre elas: Curitiba, Juiz de Fora, Uberlândia, Diamantina e Congonhas. Estas apresentações nos mais diversos espaços públicos abertos têm comprovado o êxito de NOSSA PEQUENA MAHAGONNY na comunicação com o público, estabelecendo, através do teatro de rua, um diálogo vibrante, divertido e, acima de tudo, democrático.

FICHA TÉCNICA
Atuação: Camilo Lélis, Kelly Crifer, Leonardo Lessa, Rita Maia e Rogério Araújo
Direção Cênica: Lenine Martins
Direção Musical: Ernani Maletta e Fernando Rocha
Finalização Dramatúrgica: Guilherme Lessa
Consultoria Dramatúrgica: Reinaldo Maia
Assessoria em Pesquisa: Vilma Botrel
Figurinos e Adereços: Laura Barreto
Cenário: Tarcísio Ribeiro Jr.
Criação Colaborativa: Bya Braga e Juliana Coelho
Realização: Grupo Teatro Invertido


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial