quarta-feira, 22 de julho de 2009

Conexão DF

O projeto Teatro do Concreto: conexão DF é uma proposta de residência artística/manutenção das atividades de pesquisa, criação e compartilhamento do grupo brasiliense Teatro do Concreto -TC. O projeto, com duração de 10 meses, além de assegurar a continuidade dos trabalhos do grupo, prevê ações estratégicas para fortalecer a sua interação com outros grupos de teatro, artistas, escolas públicas e comunidade em geral, estabelecendo um espaço de diálogo ético, estético e artístico com o Distrito Federal.
Por entender que um processo de Residência Artística deve articular ações de pesquisa do grupo e também construção e difusão do conhecimento na área teatral, elencamos como diretrizes do projeto a continuidade da pesquisa de linguagem e criação no TC e o registro e disseminação de conhecimento sobre o teatro de grupo no DF. Entre as principais ações previstas estão: criação de um espetáculo inédito e realização de 12 apresentações; lançamento da publicação Guia do Teatro de Grupo do DF; publicação do primeiro volume da série “entrelinhaseConcreto:Teatro Brasiliense”que integrará textos e os processos criativos de 3 espetáculos locais de destaque na cena contemporânea. Entre as estratégias de contrapartida destacamos a realização do I Fórum de Teatro de Grupo do DF; o programa educativo Teatro do Concreto nas Escolas, o ciclo de debates Concreto Aberto e a criação de um Centro de Referência e Memória do Teatro Candango.
Acreditamos que por meio dessas ações fortalecemos a continuidade do nosso fazer coletivo, alcançamos condições de pesquisar e criar e, também, contribuímos com outros grupos do DF, valorizando a produção local, formando público, sistematizando e compartilhando o conhecimento produzido no campo efêmero que é o teatro.
O fortalecimento e continuidade do trabalho de grupos de teatro no DF se configuram como um grande desafio a ser superado. A consolidação e continuidade de coletivos de artistas representam o amadurecimento e a afirmação da produção simbólica de uma região, afirmando e re-significando características, modos de viver, pensar, agir e conviver. Incentivar a consolidação e garantir a continuidade da pesquisa e produção do Teatro do Concreto significa investir na afirmação do artista local e, conseqüentemente, no fortalecimento da identidade cultural do DF. É assumir a dimensão pública e social que a existência e contínua intervenção artística de coletivos criadores numa cidade se constituem como um ato sensível e poético de cidadania.

Saiba mais:
I Fórum de Teatro de Grupo do DF
Concreto Aberto
Centro de Referência e Memória do Teatro Candango
Entrelinhas e Concreto

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial